Tag Manager | GA4 | Google Ads | Merchant Center - E-commerce Interago

Nesta documentação iremos ensinar a integrar as ferramentas de acompanhamento do Google com o Interago. Configurações do Tag Manager, GA4, Ads e Merchant Center.

Configurações do Tag Manager + GA4 + Google Ads

As camadas de informações foram todas criadas seguindo o padrão de compra no template padrão de E-commerce do Interago.

Nesta primeira versão, os eventos de E-commerce capturados são:

Para o Google Ads, enviamos as informações:

*Importante - Sempre se certifique que o desenvolvedor da Loja Virtual não realizou alterações no core do sistema. O acompanhamento pode falhar caso alguma alteração na estrutura principal tenha sido realizada.

1. Download e importação das configurações através do arquivo JSON.

👉 Faça download do JSON de configurações do Interago aqui.

Faça download do JSON do Interago (com dificuldades? Copie o conteúdo do arquivo e salve em um TXT para depois transformar em JSON) e realize a importação do arquivo no TagManager em:

Administrador > Importar contêiner

Veja imagem abaixo do caminho:


Após realizar a importação, seu TagManager deverá estar com as configurações padrões, porém, sem a tag google e as informações do Google Ads.

2. Adicionando a Tag do Google | ID de conversão do Ads | Label de conversão do Ads

Tag do Google (Info que pode ser encontrada ao criar o GA4).

Crie o Google Analytics no padrão de comércio eletrônico e na opção "Detalhes do fluxo da Web" copie o ID da Métrica para substituir no Tag Manager a tag do google configurada padrão.


Após copiar a sua ID de Tag Google, acrescente o valor atualizado na tag do manager, conforme imagem abaixo:


ID de conversão do Ads e Label de conversão do Ads

Crie uma nova ação de conversão no Google Ads. Ao final da criação, você encontrada o ID de conversão do Ads e a Label, conforme imagem abaixo:


Após copiar os seus valores de ID de conversão e Label, acrescente no Tag Manager, conforme imagem abaixo:


Também altere o ID da métrica na tag "Interago E-commerce - Camada de Dados" para que a camada de dados seja enviada para o Analytics correto. Veja imagem abaixo:


Depois de acrescentada estas informações, as suas configuração estarão finalizadas. Publique o seu container e debug o seu e-commerce no Interago para avaliar se os dados estão sendo capturados corretamente.

*Importante: Aprenda a utilizar o debug do TagManager e do Google Analytics para saber se as informações que você deseja estão sendo capturadas. No Google Analytics, você pode abrir o debug nesta área:


Configurações do Merchant Center

Após criar a conta do e-commerce no Merchant Center, adicione o nosso feed do Google Merchant Center para ser consumido diariamente pelo sistema.

👉 O link do feed do merchant sempre será sempre neste endereço: https://www.sualoja.com.br/merchantCenterFeed.xml


Configurações Tag Manager no Interago

No Interago, é possível acrescentar o Tag Manager de maneira otimizada, basta copiar o ID do seu contêiner. Você pode encontrar o ID do seu container no caminho 

Administrador > Importar contêiner


No Interago, acesse através do MENU:

Layout•Loja > Aplicar Template padrão no site atual.

Escolha GTM HEAD & GTM BODY, acrescente o seu ID de container e salve em ambos os blocos, conforme imagem abaixo:


Não se esqueça de atualizar todas as páginas de seu e-commerce para que o tag manager seja atualizado com o seu ID de contêiner.

Você também pode gostar de ler

Instalação da loja virtual - Layout Loja

Em 19/07/2023 às 05h19 - Atualizado em 01/08/2023 às 08h57